CADERNO DE SUMÁRIOS POLÍTICOS DAS AULAS DA “DEMOCRACIA, AGORA!” Nº2
Sumário nº 2 (até 30 de Outubro de 2009): O Estado dos estados continua incrível. No Kansas o programa de recrutamento do Pentágono já entrou no ensino secundário, uma experiência que servirá para ver da possibilidade de a coisa ser implementada a nível nacional. Já agora, os níveis de recrutamento do Pentágono são os mais altos dos últimos 35 anos – este ano atingiram todas as metas que se tinham proposto. O Pentágono afirma que é a recessão a responsável pelo facto. As falências das famílias e o número de casas postas à venda aumentaram de
Segundo o Wall Street Journal, as agências de espionagem norte-americanas estão a reconsiderarem reescrever um relatório de dados de espionagem de dados de espionagem de 2007 que dizia assertivamente que o Irão havia suspendido em 2003 os seus esforços para construir armas nucleares. O NIE – National Intelligent Estimate – reflectia o ponto de vista do colectivo de 16 instituições de espionagem dos EUA. O relatório apresentava o índice de ‘elevada confiança’ quanto ao facto supra. Agências inglesas, alemãs e francesas já disputaram aquela conclusão. O Wall Street Journal diz que a Casa Branca poderia utilizar um novo relatório no sentido de galvanizar um maior apoio mundial para sanções contra o Irão, que mantêm ser o seu programa nuclear apenas para fins civis. Dia 17 de Outubro foi o Dia Internacional da Erradicação da Pobreza. Nos Estados Unidos, o nível de pobreza está nos 13,2% – o nível mais elevado em 11 anos – enquanto, a nível mundial, 2 biliões de vivem em estado de pobreza – com menos de dólares por dia – e um bilião em extrema pobreza – menos de um dólar por dia. Ver o livro de Irene Khan “The Unheard Truth: Poverty and Human Rights”.
O Departamento de Segurança da Terra-Mãe expande um controverso programa para dar mais poder às polícias locais para fazer valer as leis de imigração. Um trabalhador da cidade de Nova Iorque em Pittsburg por causa dos protestos do G-20 preso – durante 5 dias – e a sua casa revistada pela Joint Terrorism Task Force do FBI. Tudo por ter usado o Twitter para dar conta das diversas actividades da polícia à volta dos G-20. foi acusado, entre outras coisas de uso criminoso de um meio de comunicação e posse de instrumentos de crime. Não se pense que é o primeiro: muitos antes dele já o foram pelo mesmo crime… no Irão. Durante a próxima década, nos EUA prevê-se que a reforma do sistema nacional de cuidados de saúde custe 900 mil milhões durante a próxima década… pouco, quando comparado com um aumento anual, para o mesmo período, de 133,1 mil milhões das despesas militares. Traduzindo-a para outros números: 57 cêntimos de cada dólar dos contribuintes está a ser gasto em – armas, etc. – despesas militares. Claro que não sobra muto para investir em áreas construtivas.
Pelo John Pilger vamos sabendo outras coisas: por exemplo, que no Afeganistão, as populações são objecto e o objectivo de ataques dos mísseis Hellfire, tecnologicamente equipados com a capacidade de sugar o ar dos pulmões de uma pessoa – uma morte misericordiosa. Para além das 338 mil crianças afegãs que, segundo as Nações Unidas, estão a morrer por causa da guerra, outros motivos de satisfação são declarações de Hillary Clinton que, a dada altura das ‘conversações’ nucleares com o Irão, disse que estava preparada para obliterar este país. Mais… sim, a arma sónica usada em Pittsburg é designada por Long-Range Acoustic Device – um nome tão inocente – e faz parte das armas de controlo das multidões – terminologia ‘Newspeak’ – compradas a e fornecidas por empresas de armamento com a Raytheon – significa “A luz dos Deuses”. Esta é uma empresa que tem uma história de indistinguibilidade, entre ela e as agências de serviços secretos que serve. Já agora é de ver a www.corpwatch.org.
À parte as 500 mil infracções – quase todas sem punição – à Clean Water Act nos últimos cinco anos pelas indústrias químicas, carboníferas a agro-pecuárias. Noah Shachtman, repórter da Wired, revelou que o braço de investimento da CIA investiu numa empresa de software – especializada em vigilância sítios de média sociais – chamada Visible Technologies, à qual fornecerá a actividade de blogs, YouTube, Twitter, Flickr ou Amazon e, através de vários modos de filtragem vários – nomeadamente através de palavras-chave, procedem à espionagem – perdão, recolha de informação. Segundo documentário de Pascale Borgaux, o número de violações de mulheres militares no exército é superior, em média, ao rácio das violações em qualquer cidade norte-americana – nos suicídios a situação é a mesma coisa.
A 30 de Outubro, John Tasini, autor de “The Audacity Of Greed: Free Markets, Corporate Thieves and The Looting of America”, falou no Democracy Now! e explicou que o que os directores de empresas de seguros e bancos parece pouco quando comparado com o que recebem os dos directores das empresas que transaccionam hedge-funds. Gleen Greenwald diz que a Administração Obama está, sem sombra de dúvida, a levar mais longe as piores práticas de George W. Bush e Dick Cheney. Também fala de como, apesar de declarações públicas, o Senado e os congressistas – pressionados ou não – não são favoráveis a opção de saúde pública. Além de que até mesmo as publicações progressistas e os seus representantes têm reunido com o pessoal de RP da Casa Branca para ‘acertarem’ discursos. O secretismo de reuniões com executivos das indústrias farmacêuticas e de saúde. Termino a lição dizendo que o presidente Obama – tal como outros – não escreve cartas de condolência às famílias de soldados que tenham cometido suicídio – caso de Chancellor Keesling, que fez uma comissão no Iraque e não depois não queria fazer a segunda, mas foi mobilizado. O desespero fez o resto.
Sem comentários:
Enviar um comentário